­

IREFREA Portugal, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e start-up BRIGHT combatem pandemia com software COVID19-MOVee

 

A pandemia de COVID-19, situação de calamidade internacional que aciona processos de resiliência comunitária, tem exigido uma melhor compreensão do processo de prevenção.  O estado de emergência legislou mudanças para todos, mas há evidência de várias dificuldades na adesão a essas medidas, relacionada com a vontade, em todas as idades, mas em especial dos jovens e idosos. Esta situação de não adesão a Precauções de Segurança Individuais e Coletivas na prevenção (PSIC) da infeção por COVID19 requer abordagens efetivas e viáveis que vão além da disseminação da informação.

Tendo em conta esta necessidade, o IREFREA Portugal, em conjunto com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a start-up de Comunicação em Saúde BRIGHT, desenvolveu o software COVID19-MOVee. Este programa permite o aconselhamento sobre precauções de segurança na prevenção e controle de COVID-19, através de entrevistas por telefone e videoconferência guiadas por roteiro estruturado web based. As entrevistas são realizadas por estudantes voluntários aos seus contatos: amigos, colegas e familiares. As entrevistas objetivam uma intervenção breve de conscientização na promoção da adesão a precauções de segurança de COVID-19. O programa COVID19-MOVee encontra-se, atualmente, em validação em Coimbra e no Porto (Brito, et al, 2020).

Queres mais informação ou ajuda sobre o teu consumo de drogas?

 

Projeto Noite Saudável

Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal [NSCCP]

https://www.noitesaudavel.pt
https://www.facebook.com/Noite-Saud%C3%A1vel-das-Cidades-do-Centro-de-Portugal-257059804938226

Os contextos recreativos desempenham um papel importante na vida das cidades e dos jovens mas têm, em várias situações, uma ligação intrínseca com a rutura de hábitos de vida saudáveis e a associação a uma multiplicidade de fatores de risco em várias áreas (violência, abuso de álcool e/ou consumo de drogas ilícitas, sinistralidade rodoviária, etc.). + info

 

Prevenção Assédio e Abuso Sexual

STOP!SV é um programa, dinamizado pelo IREFREA, que tem como principal objetivo a formação para profissionais de contextos recreativos noturnos para identificar, prevenir e intervir na violência sexual.
No contexto atual, em que a violência sexual tanto alarma a nossa sociedade, é fundamental que todas as entidades se unam numa resposta ativa a estas problemáticas, e que todos possam ter um papel ativo nesta problemática.
O STOP!SV é um programa de formação (com a duração aproximada de 4 horas), e que se destina a todos os profissionais que trabalham em contextos recreativos noturnos (gestores, seguranças, barmans, promotores, etc.), e cujo objetivo é a capacitação para a identificação, prevenção e intervenção na violência sexual.

Para mais informações, por favor contacte-nos. + info

PDF Course Leaflet

Tu Decides

www.irefreaportugal.pt/intervencao/tu-decides

No ano letivo 2018/2019 e 2019/2020 temos previstas diversas formações para professores do ensino básico e secundário, e outros profissionais, sobre o programa Tu Decides. Estas formações estão devidamente acreditadas, e apresentam-se como Oficinas de Formação de 50 horas (25 horas presenciais, e 25 horas de trabalho autónomo).

Para mais informações, por favor contacte-nos. + info

Folheto Tu Decides - para Pais e Educadores
Folheto Tu Decides - Programa

Promoção de Noite Saudável

Programa de formação para os Profissionais dos estabelecimentos de diversão noturna, de organizações não governamentais, e da área da saúde e segurança

Objetivos gerais:
Promover ambientes de diversão noturna mais saudáveis e mais seguros.
Treinar estratégias que mostraram ser eficazes na resolução de diferentes situações de risco em ambientes recreativos como controlo local, comunicação interpessoal, gestão de conflitos, venda/distribuição responsável de álcool, primeiros socorros.

Para mais informações, por favor contacte-nos. + info

PDF Staff Training

­
copyright 1998-2020 IREFREA Portugal | Todos os Direitos Reservados