IREFREA Portugal, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e start-up BRIGHT combatem pandemia com software COVID19-MOVee
A pandemia de COVID-19, situação de calamidade internacional que aciona processos de resiliência comunitária, tem exigido uma melhor compreensão do processo de prevenção. O estado de emergência legislou mudanças para todos, mas há evidência de várias dificuldades na adesão a essas medidas, relacionada com a vontade, em todas as idades, mas em especial dos jovens e idosos. Esta situação de não adesão a Precauções de Segurança Individuais e Coletivas na prevenção (PSIC) da infeção por COVID19 requer abordagens efetivas e viáveis que vão além da disseminação da informação.
Tendo em conta esta necessidade, o IREFREA Portugal, em conjunto com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a start-up de Comunicação em Saúde BRIGHT, desenvolveu o software COVID19-MOVee. Este programa permite o aconselhamento sobre precauções de segurança na prevenção e controle de COVID-19, através de entrevistas por telefone e videoconferência guiadas por roteiro estruturado web based. As entrevistas são realizadas por estudantes voluntários aos seus contatos: amigos, colegas e familiares. As entrevistas objetivam uma intervenção breve de conscientização na promoção da adesão a precauções de segurança de COVID-19. O programa COVID19-MOVee encontra-se, atualmente, em validação em Coimbra e no Porto (Brito, et al, 2020).